segunda-feira, 14 de março de 2011

O TRABALHO - história

Um dia,  3 meninos muito malandrecos resolveram não ir à escola. Diziam esses meninos:
- Vamos para a Quintinha brincar. Os animais brincam todo o tempo. Que bom que era ser como eles e não ter de ir à escola!
Então os meninos passaram por um formigueiro e perguntaram se as formigas queriam brincar com eles. Mas as formigas estavam tão ocupadas no seu trabalho que nem os ouviam. As abelhas também trabalhavam muito atarefadas.
Viram estão um ratinho e perguntaram-lhe:
- Não queres vir brincar connosco?
Mas o ratinho respondeu:
- Não posso, tenho que procurar comida para os meus filhos.
O galo também não podia brincar.Estava muito ocupado a aguardar a galinha que estava pôr o ovo.
O coelho, que os meninos encontraram, disse-lhes:
- Eu bem gostaria de ir brincar, mas primeiro tenho de lavar o meu focinho e depois tenho que ir procurar comida.
O porco também tinha que fazer. Assim como todos os animais que os 3 meninos malandrecos encontraram.
Então, os 3 meninos foram até ao rio que corria muito alegre e pediram:
- Riozinho, tu que andas sempre a saltar e a cantar, vem brincar connosco:
Mas o ria respondeu:
- Brincar? Não tenho tempo. Trabalho de noite e de dia, sem poder descansar. Tenho que dar de beber aos homens e aos animais. Tenho que regar os campos cultivados para que as culturas não morram. Tenho que apagar os incêndios e fazer tantas coisas que nem as posso contar, porque não tenho tempo. Adeus. Estou muito ocupado. Adeus.
E os meninos ficaram muito tristes, mas aprenderam uma lição. Aprenderam que todos têm o seu trabalho, a sua tarefa, e que a deles era ir à escola como todos os meninos.
Depois desse dia, os 3 meninos nunca mais faltaram às aulas e estudavam sempre todos as matérias.

(adaptado - Colecção Periquito)

Sem comentários:

Enviar um comentário